quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Eletrosul vai começar, amanhã, a construção do seu primeiro complexo gerador de energia eólica, localizado na cidade de Sant'Ana do Livramento, sudoeste do Rio Grande do Sul.
No Complexo Eólico Cerro Chato, como será chamado, serão investidos cerca de R$ 400 milhões e a obra é resultado de uma parceria formada pela Eletrosul (com 90%) e pela empresa Wobben (10%), subsidiária no Brasil da alemã Enercon, líder mundial na produção de tecnologia para aerogeradores.
As duas empresas constituíram a Eólica Cerro Chato S/A, responsável pela implantação, manutenção e operação das usinas. O empreendimento, que faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), é formado por três parques eólicos de 30 megawatts (MW) cada e 45 aerogeradores, com torres de 108 metros de altura. A estrutura das torres será feita de concreto, com início de montagem previsto para janeiro de 2011.
A usina contará, ainda, com uma subestação coletora em 230 quilovolts (kV) e uma linha de transmissão que levará a energia produzida até a Subestação Livramento 2, da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul, a partir da qual será
distribuída para o Sistema Interligado Nacional.
"O prazo para entrada em operação comercial das três usinas é julho de 2012", explica o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio.
Os contratos firmados serão válidos por 20 anos, com uma previsão anual de receita permitida de R$ 38,9 milhões.

SETORIAL NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário